27 de outubro de 2013

Porque a Virada Cultural PR gerou tanta revolta?





O evento criou indignação entre os artistas londrinenses e a Sarará Criolo expõe sua opinião

A 2ª edição da Virada Cultural do Paraná deu o que falar em Londrina pela falta de participantes londrinenses no evento e sua maioria ser de Curitiba. Músicos e artistas das mais diversas áreas de cultura da cidade estão expondo suas opiniões  e muitas vezes também a sua indignação.Por isso fizemos um bate papo com a banda para saber o que os integrantes tem a dizer sobre o assunto.

Virada Cultural seria a realização de 24 horas ou mais de cultura na cidade, ou seja, uma mostra de cultura realizada de graça e voltada para todas as pessoas, principalmente aquelas que não teem condições de pagar por entradas em eventos culturais, explica o grupo.

No entanto nessa Virada tivemos um problema com a falta de bandas londrinenses na programação, o que gerou uma forte onda de indignação e repúdio da maioria. Mas, segundo a Sarará Criolo essa situação deve ser analisada com mais calma: "A Virada é defeituosa sim, mas não precisamos tratar tudo com tanta revolta, primeiro devemos entender o porquê nenhuma banda londrinense foi convidada para participar. E também temos que levar em conta que é a primeira vez que Londrina participa do evento."

Mas o problema não é só esse: Londrina esta carente de cultura, falta apoio local, principalmente da prefeitura que a deixou de lado. "Os espaços culturais da cidade estão se extinguindo, e os que restam são mal aproveitados. Sem falar da verba do Promic que foi drasticamente baixada, deixando claro o grande desinteresse da prefeitura pela cultura na cidade. É preciso trabalhar melhor os espaços que sobraram e também aumentar a verba do Promic para dar mais oportunidades a cultura londrinense", comentam.

Por isso essa oportunidade da Virada Cultural de valorizar gente de Londrina teria sido de grande importância para a cidade. Mesmo que as bandas londrinenses não tocassem aqui, seria interessante elas participarem se apresentando em outras cidades. De acordo com a banda "a solução poderia ser fazer um intercâmbio entre as cidades participantes, ter levado as bandas londrinenses para tocar em outros locais. O nome dado aos palcos é Conexões, exatamente o que faltou fazer, essa conexão entre as cidades."

A Virada aconteceu em 11 municípios paranaenses simultaneamente e começou dia 21, com a semana da arte-educação e terminou nos dias 26 e 27 com shows musicais nos palcos denominados Conexões em todas as cidades. Em Londrina finalizou no dia 26 no anfiteatro do Zerão com apresentações das bandas Real Coletivo (Curitiba), Humanish (Curitiba), Rosa Armorial (Curitiba),Nevilton (Umuarama) e para finalizar o espetáculo do baiano Moraes Moreira.


Gabriela Baptistotti